SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Tensão Pré-Menstrual (TPM)

Síndrome Disfórica e Transtorno Disfórico Pré-Menstrual 




A Organização Mundial de Saúde ainda não reconheceu a tensão pré-menstrual como uma entidade patológica; enquanto isso a classificação norte americana já diferencia Síndrome pré-menstrual (Premenstrual Syndrome) da Desordem Disfórica Pré-Menstrual (Premenstrual Dysphoric Disorder). Esta deficiência, contudo, deverá ser corrigida na 11ª edição do Código Internacional das Doenças. Não restam muitas dúvidas que existe um transtorno relacionado às fases do ciclo ovariano; quanto a serem dois distúrbios não se tem tanta certeza. Está sendo discutido e estudado se a Síndrome P-M e a Desordem Disfórica P-M são a mesma coisa, provavelmente sim.
Qual a diferença entre elas?
A Síndrome P-M refere-se às variações físicas e do humor nas mulheres. Surge uma a duas semanas antes da menstruação e desaparece no fim do fluxo menstrual. Este transtorno é tratado pelos ginecologistas. A Desordem Disfórica P-M não apresenta necessariamente a sintomatologia física enquanto a alteração do humor é grave o suficiente para interferir nas atividades rotineiras ou trabalhistas. Trataremos aqui como uma só doença pelo nome mais comum em nosso meio: Tensão Pré-Menstrual (TPM).

O que é a síndrome da tensão pré-menstrual?
Síndrome da tensão pré-menstrual, também conhecida como TPM, é um conjunto de sintomas relacionados ao ciclo menstrual. Os sintomas da síndrome da tensão pré-menstrual ocorrem na semana ou até duas semanas antes da menstruação. Estes sintomas geralmente vão embora depois que a menstruação começa. A síndrome da tensão pré-menstrual pode interferir em suas atividades normais em casa, escola e trabalho. Com a menopausa acaba a síndrome da tensão pré-menstrual. As causas da síndrome da tensão pré-menstrual não estão claras. Algumas mulheres podem ser mais sensíveis do que outras às alterações nos níveis de hormônios durante o ciclo menstrual. Estresse não parece causar a TPM, porém pode torná-la pior. A síndrome da tensão pré-menstrual pode afetar mulheres de qualquer idade que menstruam. Síndrome da tensão pré-menstrual geralmente inclui sintomas tanto físicos como emocionais. O diagnóstico é geralmente baseado nos sintomas, quando eles ocorrem e como afetam a sua vida.

A TPM é comum?
Aproximadamente 80% das mulheres em fase reprodutiva apresentam sintomas na fase pré-menstrual, sendo que apenas 3 a 5% de forma grave a ponto de impedir a rotina ou o trabalho. Seu início ocorre em média aos 26 anos de idade e tende a piorar com o tempo. As mulheres mais sujeitas a este problema são aquelas que sofrem de algum problema depressivo ou possuem algum parente com problemas de humor. As mulheres que tiveram depressão pós-parto (uma condição considerada benigna) também estão mais sujeitas.

Quais são os sintomas da síndrome da tensão pré-menstrual?
Síndrome da tensão pré-menstrual geralmente inclui sintomas tanto físicos como emocionais, os mais comuns são:
·         Inchaço e rigidez nos seios.
·         Fadiga e problema para dormir.
·         Estômago embrulhado, prisão de ventre ou diarréia.
·         Dor de cabeça.
·         Mudanças no apetite ou ânsia por comida.
·         Dor nos músculos ou articulações e quadril.
·         Tensão, irritabilidade, mudanças no humor ou acessos de choro.
·         Ansiedade ou depressão.
·         Problema de memória e concentração.
Os sintomas podem variar de mulher para mulher. Se você acha que tem a síndrome da tensão pré-menstrual, tente acompanhar os sintomas por vários ciclos menstruais. Você pode usar um calendário para anotar quais sintomas tem em quais dias do ciclo e o quanto ruim são esses sintomas. Procurar receber massagem nas costas para a síndrome da tensão pré-menstrual, ajudará a aliviar as dores locais. Ligue e agende seu horário na Clínica Shiatsu Nora em Canoinhas fone: 47-3624.1349


O quanto comum é a síndrome da tensão pré-menstrual?
A estimativa do percentual de mulheres afetadas pela síndrome da tensão pré-menstrual varia muito. De acordo com o American College of Obstetricians and Gynecologists, até 40% das mulheres que menstruam relatam alguns dos sintomas da TPM. A maioria dessas mulheres tem sintomas que são moderados e não precisam de tratamento. Algumas mulheres (talvez de 5% a 10% das mulheres que menstruam) têm sintomas mais severos da síndrome da tensão pré-menstrual.

Qual é o tratamento disponível para a síndrome da tensão pré-menstrual?
Muitos tratamentos para aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual tem sido testados. Porém, ainda não foi encontrado nenhum tratamento que funcione para todas as mulheres. Uma combinação de mudanças do estilo de vida e outros tratamentos são necessários. Se a sua tensão pré-menstrual não for tão ruim a ponto de precisar de ajuda médica, procure um ginecologista e adote um estilo de vida mais saudável pode ajudá-la.
    
      Adote um estilo de vida mais saudável. Pratique exercícios físicos regularmente, tenha horas de sono suficientes, escolha uma alimentação saudável, não fume, e encontre formas de controlar o estresse em sua vida.

Tente evitar os excesso de sal, alimentos açucarados, cafeína e álcool, especialmente se estiver com os sintomas da síndrome da tensão pré-menstrual.  

Certifique-se que está ingerindo quantidades adequadas de vitaminas e minerais.

Embora a síndrome da tensão pré-menstrual não pareça estar relacionada a níveis anormais de hormônios, algumas mulheres têm resposta positiva ao tratamento hormonal. Por exemplo, uma maneira de tratar tem sido usar medicamentos como pílulas anticoncepcionais para interromper a ovulação. Há evidência que um químico no cérebro, a serotonina, tem relação com a formas mais severas da síndrome da tensão pré-menstrual. 

      Curso Estética Módulo Drenagem Linfática Método Dr. Vodder com Prof. Ricardo Relax no Hotel Emacite Flex dias 11 e 12 de fevereiro vagas limitadas garanta já a sua fone: 47-3624.1349

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO