SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESTE É O MEU ESPAÇO, CONHEÇA!

Olá meus amigos, pacientes e alunos e visitantes;

Quero apresentar-lhes o meu espaço em que me dedico a editar e escrever as matérias que são publicadas nos jornais: Jornal O Planalto, Diário de Rio Mafra, Folha de Itaiópolis, nos sites bancodesaude.com.br e Canoinhas.Net da região do Planalto Norte toda semana e na Revista Folha Mais! de Mafra e na Revista Belezza Total de Curitiba como colunista.

Prof. Rodrigo M. Nora
Massoterapeuta
Quiroprático
CRMASSO 110577


Pesquisar Neste Blog

SEGUIDORES

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Torção de Tornozelo (entorse)



Os pés são instrumentos importantes na corrida e se algo não está bem com eles essa prática esportiva pode ficar prejudicada. Existem lesões que podem ocorrer até mesmo fora da atividade física e se não forem bem tratadas, com certeza atrapalharão a performance na corrida. Um exemplo disso é o entorse de tornozelo. O entorse do tornozelo é um mecanismo de lesão muito comum entre a população, seja o indivíduo atleta ou não. Este tipo de lesão representa 40% das lesões esportivas, isto porque o tornozelo é uma articulação que executa funções de estabilidade e mobilidade ao mesmo tempo.

Como acontece?
O entorse de tornozelo pode ocorrer por trauma, queda, irregularidades no terreno onde se pratica a corrida (buracos ou elevações), desgaste excessivo de calçados, uso de calçados inadequados (muito altos e/ou estreitos), mudanças de direção de movimento, alterações posturais (pés supinados, pronados, valgos, varos...), desequilíbrio muscular e déficit de propriocepção. A propriocepção é um tipo de sensibilidade dos ossos, músculos, tendões e articulações que fornecem informações sobre a estática, o equilíbrio e deslocamento do corpo no espaço. Dessa forma, quando pisamos em um terreno irregular, as células responsáveis pela propriocepção percebem as irregularidades e tentam manter o posicionamento correto da articulação, não deixando o tornozelo "virar". Então, se temos algum déficit neste mecanismo, as células não farão a proteção devida, podendo ocorrer a torção da articulação.



As calçadas e as ruas de nossa cidade não estão em condições ideais de conservação. A moda feminina do sapato com salto alto facilita uma torção no simples pisar num buraco ou na quebra deste salto. Ou então na pratica de um esporte quando por um desequilíbrio, que pode ser por várias causas, o pé pisa mal no chão e aí acontece a torção.

O que é uma torção do tornozelo?
A torção, ou entorse do tornozelo, é uma lesão muito frequente, na qual os ligamentos são alongados até se romperem parcial ou totalmente. Ela pode ocorrer quando pisamos em falso num buraco ou degrau, fazendo com que o pé gire para dentro devido ao peso do corpo, comprometendo os ligamentos do lado de fora ou de dentro do tornozelo, em geral os ligamentos de fora são os mais comprometidos. As estruturas envolvidas no entorse são os ligamentos, faixas de um tecido fibroso que ligam um osso ao outro. Eles são responsáveis pela estabilização das articulações, ou seja, eles mantêm um osso em contato com o outro e impedem movimentos excessivos da articulação. Quando ocorre o entorse e os ligamentos são lesados, essa função estabilizadora fica prejudicada e a articulação se torna instável. A torção acontece quando esta articulação é forçada além de sua amplitude de movimento natural, estirando excessivamente os ligamentos. Nestes casos, normalmente os ligamentos são lesados e a sua severidade dependerá do tipo de lesão (parcial ou total) e número de ligamentos acometidos. Além disso, em casos mais graves, podem ocorrer fraturas associadas à torção.

Dois tipos de entorses:

1) Entorse em inversão: é quando o tornozelo se desloca para fora, projetando a sola do pé para dentro, em direção ao outro pé. É o tipo mais comum de entorse. Os ligamentos da parte de fora do tornozelo se estendem além do seu comprimento natural, podendo causar lesões e/ou fraturas. Em 90% dos casos, os entorses acontecem dessa forma.

2) Entorse em eversão: é quando o tornozelo se desloca para dentro, projetando a sola do pé para fora. Os ligamentos da parte de dentro do tornozelo se estendem além do seu comprimento natural, podendo causar lesões e/ou fraturas.

Quais são os sintomas?
A parte de fora do tornozelo, abaixo e a frente da ponta do osso (fíbula ou perôneo porção distal) apresenta dor e inchaço e, geralmente, fica roxa, e mais quente. Às vezes o inchaço é mais localizado e aparece uma saliência em forma de um ovo. Importante não se assustar.

O que fazer?
Em caso de torção, as atividades físicas devem ser suspensas e é preciso evitar apoiar o pé no chão. Você pode aplicar gelo por cerca de 30 minutos. Lembre-se de enrolar o gelo em um saco plástico ou a bolsa gel em um pano de prato ou fraldinha para não queimar a sua pele. Mantenha o pé elevado e, procure de início seu massoterapeuta em Canoinhas Procure a Clínica Shiatsu Nora para verificar a gravidade e indicar o tratamento adequado. Irá solicitar exame Raio x e no caso de fratura ou trinca irá encaminhar ao ortopedista, em Canoinhas indico a Clínica de Fraturas com o Dr. Adriano de Aguiar para engessar e aguardar 30 dias de repouso. Depois dos 30 dias iniciará a fisioterapia e Massoterapia.

Como se alcança a recuperação?
O médico ortopedista pode determinar se há necessidade de se imobilizar o tornozelo por tempo variável. O tratamento com cirurgia é indicado apenas em casos muito graves e em atletas de alto nível. Em geral, apenas a suspensão das atividades e o uso de medicamentos, a critério médico, já resolvem o problema. É fundamental, no entanto, que você se preocupe com a recuperação do movimento, da força e do equilíbrio na região lesionada.

Quando retornar às atividades?
Para voltar às atividades físicas é preciso que seu médico autorize ou que você tenha recuperado todos os movimentos do tornozelo, para todos os lados. É importante que o tornozelo não apresente mais dor nem inchaço após os exercícios. Não force a região se a força muscular e o equilíbrio não estiverem restabelecidos.

Quando voltar a pisar normalmente?
Para proteção do local, você pode usar uma tornozeleira ou enfaixamento quando voltar à prática de esportes, lembrando-se apenas de não apertar muito o tornozelo para não atrapalhar a circulação. No entanto, isso não substitui um bom fortalecimento muscular, com seu Massoterapeuta. Nunca volte a jogar direto, mas comece com movimentos mais simples de seu esporte. Se você torceu seu tornozelo procure ajuda e inicie seu tratamento em 5 sessões com Profissional Rodrigo Nora na Clínica Shiatsu Nora fone: 47-3624.1349

Curso Estética Módulo Drenagem Linfática Método Dr. Vodder Escola Interage Mafra no Hotel Emacite Flex dias 11 e 12 de fevereiro com Prof. Ricardo Relax vagas limitadas fone: 47-3624.1349
31-01-12 Matéria saúde Torção de Tornozelo entorse Jornal Diário Planalto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIO